Programação

02/12 - Segunda-feira

8:00 - Credenciamento
8:30 às 9:00 - Solenidade de Abertura
9:00 às 12:00 - Mesa redonda "A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade" com:
Prof. Dr. Sírio Lopez Velasco
Prof. Dr. Humberto Calloni
Profª. Drª. Vanessa Hernandez Caporlingua
Mediadora: Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt

12:00 às 14:00 - Intervalo e Visita a Sala Verde Judith Cortesão

14:00 às 17:30 - Apresentação de Trabalhos
Grupo de Trabalho 1 - Fundamentos da Educação Ambiental
Grupo de Trabalho 2 - Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores
Grupo de Trabalho 3 - Educação Ambiental não formal

17:30 às 18:30 - Atividade cultural e lançamento de livros

19:00 às 21:00 - Avaliação interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
(atividade destinada apenas para docentes e discentes do PPGEA)


03/12 - Terça-feira

8:30 às 12:00 - Apresentação de Trabalhos
Grupo de Trabalho 1 - Fundamentos da Educação Ambiental
Grupo de Trabalho 2 - Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores
Grupo de Trabalho 3 - Educação Ambiental não formal

12:00 às 14:00 - Intervalo e Visita a Sala Verde Judith Cortesão

14:00 às 17:00 - Mesa redonda "A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade" com:
Prof. Dr. Luis Fernando Minasi
Profª. Drª. Paula Corrêa Henning
Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi
Mediador: Prof. Dr. Carlos RS Machado

17:00 às 18:00 - Síntese dos Grupos de Trabalho e lançamento do site do Observatório dos Conflitos Socioambientais do Extremo Sul do Brasil.

18:00 às 19:00 - Atividade cultural e lançamento de livros

19:30 às 21:00 - Avaliação interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
(atividade destinada apenas para docentes e discentes do PPGEA)

* As atividades de mesa redonda, apresentação de trabalho, apresentações culturais e lançamento de livros, ocorrerão no pavilhão 4 do Campus Carreiros.
** A atividade de avaliação interna do PPGEA ocorrerá no pavilhão 3 do Campus Carreiros.



Informação sobre apresentação dos trabalhos

Dia 02/12 (Segunda-feira), das 14h às 17h
Pavilhão 4 - Campus Carreiros - FURG

Sala 4101
GT 1 - Fundamentos da Educação Ambiental
-A natureza pampeana narrada na música gaúcha
-Alguns discursos sobre Educação Ambiental em exame: fabricação de sujeitos na atualidade
-Cidade, identidade e ecologia
-Educação ambiental como política pública: a construção da Agenda 21 Escolar nas escolas municipais de Vacaria – RS
-Educação ambiental e sujeitos midiáticos

Sala 4104
GT 2 - Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores e Educadoras
-A Educação Ambiental na formação de educadores no Movimento Social da Agricultura Familiar
-Análise Sobre as Concepções Filosóficas Relacionadas ao Meio Ambiente dos Estudantes de -Licenciatura em Física do IFSul
-CATEGORÍAS DE ANÁLISIS DE LA DIMENSIÓN AMBIENTAL EN PROGRAMAS DE FORMACIÓN DE PROFESORES DE QUÍMICA
-Conhecer e compartilhar a realidade para sensibilizar a comunidade escolar numa proposta de aprendizagem transformadora em Educação Ambiental
-CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESOLCA, COM BASE NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA
-Educação Ambiental e currículo – impasses e desafios

Sala 4114
GT 3 - Educação Ambiental Não Formal 
-A Construção do Conhecimento Socioambiental – um Estudo Interdisciplinar sobre o Potencial Ecoturístico de Cambará do Sul/RS
-A Experiência dos Parceiros Ambientais
-A temática água em questão: conceitos de alunos do ensino fundamental durante o estágio supervisionado em Ciências
-A Utilização de Cartilhas como Instrumentos de Educação Ambiental na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
-Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Sul
-Diagnóstico preliminar sobre a aplicação da metodologia do Aprendizado Sequencial em Atividades de Educação Ambiental Vivencial
-Direitos Humanos Fundamentais e Cidadania: uma abordagem mediada pela Educação Ambiental
-Educação ambiental não formal na Cidade de Duque de Caxias: diálogo entre Instituições de Ensino Superior e organizações sociais da Baixada Fluminense

Dia 03/12 (Terça-feira), das 8h30 às 12h
Pavilhão 4 - Campus Carreiros - FURG

Sala 4101
GT 1 - Fundamentos da Educação Ambiental
-EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UM OLHAR CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS  
-ENTRE A PESCA E A BARBÁRIE: EXPERIÊNCIA E SABER DA EXPERIÊNCIA DIANTE DO ASSÉDIO DO CAPITAL
-Os conflitos em torno da apropriação territorial e a questão ambiental no Pontal da Barra, Pelotas/RS, desde a perspectiva etnográfica de mapeamento dos atores sociais
-TEORIA CRÍTICA, AÇÃO COMUNICATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RACIONALIDADE AMBIENTAL
-Problematizando enunciações nos Gibis do Chico Bento: ditos sobre a natureza
-Sustentabilidade ambiental e princípios da Termodinâmica: uma reflexão à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen

Sala 4104
GT 2 - Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores e Educadoras
-EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROBLEMATIZADORA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
-JUSTIÇA AMBIENTAL, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NA BAIXADA FLUMINENSE: RESULTADOS PRELIMINARES
-Percepção de duas professoras sobre as suas práticas em Educação Ambiental
-Repensando a Educação Ambiental na formação complementar e continuada de professores
-Repensando a formação do educador ambiental a partir de uma experiência de trabalho no Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre, RS, Brasil
-Subprojeto Pibid interdisciplinar Educação Ambiental Ações que contribuem na formação de educadores ambientais

Sala 4216
GT 3 - Educação Ambiental Não Formal 
-Educação Ambiental para a participação cidadã na formulação de políticas públicas do setor pesqueiro artesanal
-"Educação Ambiental, História Oral e Economia Solidária: Imagens do mundo do trabalho na pesca artesanal"
-Educação Ambiental: o Aprendizado Sequencial como Experiência Escolar Alternativa
-ESPORTES SURDOS NA CONSTITUIÇÃO DO SER SOCIAL: O RESGATE HISTÓRICO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
-Gênero na Contemporaneidade: suas controvérsias e complementaridades
-O aluno interno do CaVG/IFSul sob uma perspectiva ambiental
-Percepção ambiental no ensino de Biologia
-Percepção e pertencimento: um estudo de caso sobre a relação dos cidadãos com o espaço da cidade

Em caso de dúvidas, fazer contato com a comissão científica através do e-mail:trabalhosedea2013@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário