Convidados

O V EDEA tem o prazer de apresentar os seguintes professores e pesquisadores que farão parte das mesas sobre "A Educação Ambiental e os desafios da contemporaneidade":

Prof. Dr. Sírio Lopez Velasco
Possui graduação em Filosofia - Universite Catholique de Louvain (1981), graduação em Lingüística - Universite Catholique de Louvain (1983) e doutorado em Filosofia - Universite Catholique de Louvain (1985). Pós-doutorado em Ética no Instituto de Filosofía do Consejo Superior de Investigaciones Ciéntíficas (Madrid, España, 2002).Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande onde atúa no Doutorado e Mestrado em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Filosofia e Educação Ambiental, com ênfase em Ética Argumentativa, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao ambiental, ética argumentativa, ecomunitarismo, e etica da libertacao.
Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação Ambiental (FEA)

Prof. Dr. Humberto Calloni
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do RGS (2002) . Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade, diálogo, formação, humanismo.

Profª. Drª. Vanessa Hernandez Carpolingua
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2001 e 2010). Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e em Educação Ambiental. Linha de Pesquisa: Educação Ambiental Não Formal




Profª. Drª. Elisabeth Brandão Schmidt
Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS em 2005, pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008), especialista em Alfabetização, pedagoga, professora associada II da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde 1993, integra o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos. Possui experiência de 23 anos na Educação Básica, em escola pública e dois anos em escola privada. Professora de Didática, ministrou aulas nos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Geografia e Artes Visuais. Exerceu funções junto à Pro-Reitoria de Graduação da FURG, de 2001 a 2004, como Superintendente de Apoio Pedagógico, participando de comissões e conselhos (Coordenadora da Comissão Permanente de Assessoria à Superintendência de Apoio Pedagógico, Coordenadora do Núcleo Pangea , grupo gestor das políticas de formação de professores na FURG, Comissão de Assessoria a projetos político-pedagógicos dos cursos e da instituição, Coordenadora Executiva da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE, entre outros. Coordenou o processo de (re)construção dos projetos dos cursos e do Projeto Pedagógico Institucional, tendo, para tanto, sido a responsável pela organização de vários fóruns como:I Fórum Rede de Educação Básica e Universidade. Exerceu atividades de assessoria junto aos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG. Vinculada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - a partir de agosto de 2002. Integrante da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES, Líder dos Grupos de Pesquisa PhotoGraphein -CNPq (desde 2003) e do Grupo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - CNPq e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano - GEPEN/CNPq e do CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq. Publicou capítulos e organizou os seguintes livros: COPERVE - planejamento, execução e avaliação de um Processo Seletivo; Projeto Político-Pedagógico, entre outros. Tem participado de inúmeros eventos na área da educação. É uma das editoras da revista Ambiente & Educação. Atualmente, ministra aulas na graduação (Curso de Artes Visuais), nos programas de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, com associação entre UFRGS/UFSM/FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, onde atua também como coordenadora adjunta . Coordena o Curso Educação Ambiental Lato Sensu na modalidade a distância. Integrante da North American Association Environmental Education - NAAEE - USA. Integra a Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA).Sua função como avaliadora institucional e de cursos de Pedagogia, designada pelo CEED/RS (desde 2002) e pelo INEP (desde 2004) tem possibilitado significativos efeitos interativo-construtivos em sua jornada como educadora.
Linha de Pesquisa: Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE).

Prof. Dr. Luis Fernando Minasi
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971) , graduação em Pedagogia - Habilitação 2º Grau e Adm. Escolar pela Universidade de Passo Fundo (1979) , especialização em Fenomenologia da Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1980) , especialização em Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de Pelotas (1981) , mestrado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) . Atualmente é Professor 3º Grau da Universidade Federal do Rio Grande e Representante dos docentes da FURG do Conselho Municipal de Educação do Município do Rio Grande. Tem experiência na área de Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, História, Filosofia.
Linha de Pesquisa: Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE).

Profª. Drª. Paula Corrêa Henning
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professora titular e pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Formação de Professores, Epistemologia, Currículo e Pesquisa. É editora da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Cultura, Subjetividade Políticas de Formação.
Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação Ambiental (FEA)

Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências, mestrado pela mesma instituição sobre as concepções epistemológicas de professores de Ciências (1996); graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores educadores ambientais e professores de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação ambiental, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa em que atua é formação de professores e pesquisa a ambientaliação de professores na articulação entre a formação de professores e o desenvolvimento curricular.Atualmente coordena o Programa de Incentivo a Docência da Universidade Federal do Rio Grande.
Linha de Pesquisa: Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE)

Prof. Dr. Carlos RS Machado
Possui graduação em História Licenciatura Plena (1989) e Especialização em História do Brasil (1991) pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras; Ciências Sociais e Políticas (1992) pela Escuela Nico Lopez (Cuba); Mestrado em Educação (1999) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é membro do conselho editorial das Revistas - Ambiente & Educação (FURG) (1413-8638) e Momento (Rio Grande) (0102-2717), professor titular de políticas públicas da educação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande e na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática nos Sistemas Educacionais e na Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, educação ambiental, gestão democrática da educação e a natureza das/nas políticas públicas educacionais, bem como a natureza nas respectivas políticas. Nos últimos anos ampliou seus estudos focando a cidade sustentável ou a sustentabilidade na cidade, em 2010 realiza estudos de pós-doutorado na UFRJ/IPPUR sob a supervisao de Henri Acselrad.
Linha de Pesquisa: Fundamentos da Educação Ambiental

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